top of page

Curso de Formação Política para Mulheres está com período de inscrições aberto

O curso de Formação Política para Mulheres é uma atividade do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio em parceria com o Consulado dos Estados Unidos e apoio do Fórum Fluminense Mais Mulheres na Política e do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (NUDERG-UERJ), voltada para a formação política de mulheres, especialmente as negras, indígenas, quilombolas, trans e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em atenção ao déficit democrático na representação de gênero, com o intuito de aumentar a participação de mulheres na política no Brasil. 

O curso objetiva fornecer a lideranças comunitárias e potenciais candidatas conhecimentos sobre direitos políticos, política eleitoral, legislação eleitoral e financiamento de campanha, bem como sobre os obstáculos que atravessam a trajetória das mulheres no espaço público, como a violência política de gênero.

O curso não possui pré-requisitos e é aberto a todas as mulheres que desejem ingressar em carreiras políticas, seja por meio de candidatura formal, seja para assessoria ou liderança comunitária. Será gratuito, com aulas ministradas de forma remota, via plataforma Zoom, por especialistas de diversas instituições, bem como mulheres detentoras de mandato eletivo.


Os conteúdos ministrados serão estruturados em 2 módulos de 4 aulas cada. Além das aulas, cada um dos módulos contará com 2 Workshops. Ao final do curso, cuja carga horária é de trinta horas, as participantes com presença em 75% das atividades receberão Certificado de Conclusão.

Confira a Chamada Aberta e se inscreva até 11/03/2022.

bottom of page