top of page

Filmes sobre transexualidade | dica do Núcleo Gênero e Direito

Essa semana, a coluna cultural do Blog D&D ficou por conta da doutoranda Luísa Ferreira e da professora Flávia Püschel, do Núcleo Gênero e Direito da FGV Direito SP. Conforme nos contam as pesquisadoras, estão disponíveis na Netflix dois filmes muito interessantes sobre transexualidade.


Um deles é o documentário “Revelação” (2020), que analisa o impacto de Hollywood sobre a comunidade trans. Não por acaso, uma das questões que o filme discute é o impacto de vermos homens cis interpretando mulheres trans no cinema, erro que a segunda dica de hoje felizmente não comete.


Trata-se do filme de ficção chileno “Uma Mulher Fantástica” (2017), ganhador do Oscar 2018 de melhor filme estrangeiro. No filme, a atriz trans Daniela Vega interpreta Marina, uma mulher trans que vive o luto pela morte do namorado em meio à violência da discriminação. Um filme muito intenso e, apesar disso, otimista, com uma atriz fantástica.


Embora não tratem da transexualidade do ponto de vista jurídico, os dois filmes trazem reflexões sobre a violência e o apagamento vivenciados pelas pessoas trans, que são questões importantes para qualquer um que queira pensar o desenvolvimento de uma sociedade igualitária em um dos países onde mais pessoas transgênero são assassinadas no mundo.


________________________________


Sobre as obras:


Diretor: Sam Feder

Ano: 2020

Duração: 107 minutos

Sinopse: O filme apresenta um olhar sem precedentes e revelador sobre representações de pessoas trans no cinema e na televisão, revelando como Hollywood simultaneamente reflete e fabrica nossas mais profundas ansiedades sobre gênero. Pensadores trans compartilham suas reações e resistência a alguns dos momentos mais amados de Hollywood. Lidando com filmes e programas de TV, identifica-se como eles traçam uma história que é, ao mesmo tempo, desumanizante, evolutiva, complexa e, às vezes, bem-humorada.



Diretor: Sebastián Lelio

Ano: 2017

Duração: 104 minutos

Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, ela canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.

bottom of page